Biografia




  Gojira é uma banda de metal formada em 1996 na cidade de Bayonne, França. Originalmente chamada de Godzilla, a banda formada pelos irmãos Joe (cantor/guitarrista rítmico) e Mario Duplantier (baterista), Christian Andreu (guitarrista solo) e Alexandre Cornillon (baixista) lançou quatro demos entre 1996 e 2000: Victim (1996), Possessed (1997), Saturate (1999) e Wisdom Comes (2000). Depois de sair em turnê com Cannibal Corpse, Edge of Sanity, Impaled Nazarene e Immortal, devido a problemas legais, a banda foi forçada à mudar de nome. 
  Em 2001, sob o nome de Gojira (variante japonês para 'Godzilla') foi lançado o álbum de estréia da banda, desta vez contando com Jean-Michel Labadie no baixo. Embora produzido independentemente, o Terra Incognita (variante latim para 'Terra Desconhecida') chamou uma considerável atenção por suas misturas imprevisíveis de metal groove, progressivo, thrash, death e math, tendo sido influenciável por grandes bandas do cenário mundial, como Pantera, Death, Metallica, Morbid Angel, Meshuggah, Suffocation e Sepultura.
  O segundo álbum de estúdio, intitulado The Link,  foi lançado em 2003 e relançado em 2005 (com áudio remasterizado e novo encarte). Neste mesmo ano, a banda gravou um EP, Maciste All'Inferno, ao vivo durante a exibição do filme Maciste All Inferno na Rock School Barbey na cidade francesa de Bordeaux. 
  Após os dois primeiros álbuns, foi lançado The Link Alive, o primeiro DVD ao vivo do Gojira, gravado em Bordeaux, França e produzido por Gabriel Editions. 
  Em 2005, a banda assinou contrato com a gravadora francesa Listenable Records, lançando no mesmo ano seu terceiro álbum de estúdio, From Mars to Sirius.  Este provou-se como o grande divisor de águas na carreira da banda, resultando em inúmeras resenhas positivas, atraindo não somente fãs de música extrema mas também intelectuais devido à análise profunda e expansiva do mundo e das consequências da eterna luta da humanidade por uma convivência pacífica. A 'filosofia' do álbum é permeada de temas espirituais que lidam com a vida após a morte, evolução dos mundos e dos seres que neles habitam; além de conscientizar o homem quanto aos danos provocados por este contra a natureza. Tal obra provou-se um novo sopro de 'vida' ao mundo da música extrema, não só por incorporar tais temas, mas também pela originalidade, inteligência e precisão com a qual foi feito. 
  Tal sucesso resultou na participação em diversas turnês com bandas famosas no cenário musical, como Children of Bodom e Amon Amarth em turnê pelos EUA em 2006; Trivium, Sanctity e Annihilator em turnê pelo Reino Unido em 2007 e Lamb of God, Trivium e Machine Head em turnê pelos EUA em 2007. No final de 2007 fizeram parte da Radio Rebellion Tour juntamente com Behemoth, Job for a Cowboy e Beneath the Massacre. Além de participações em grandes festivais europeus. Ainda no mesmo ano, o demo Possessed foi relançado como edição especial pela Listenable Records.
  No final do ciclo promocional de From Mars to Sirius, a banda já gozava de reconhecimento mundial e conquistou seu lugar na música extrema, sendo aclamados pelas letras densas e intelectuais e pelas performances ao vivo que deixavam a audiência estupefata. 
  O muito antecipado quarto álbum de estúdio, The Way of all Flesh, foi lançado na Europa no dia 13 outubro pela Listenable Records e nos EUA no dia 14 de outubro de 2008 pela Prosthetic Records. Joe Duplantier falou sobre o processo de criação com a Revolver Magazine:
  Eu diria que esse é logicamente o próximo álbum. É mais intenso, mais brutal e mais melódico ao mesmo tempo - é mais tudo! Eu estou muito feliz com as novas músicas e a gravação está muito boa. Eu penso que é bom para nós vir para os EUA para trabalhar com o Logan [Mader] na gravação da bateria pois isso realmente resultou em algo - é mais direto, é mais poderoso. Eu estou muito otimista com a nova produção, e até escrever está sendo mais direto ao ponto. Nós ainda temos muito pedal duplo, muito rápido e ao mesmo tempo há melodias.
  Joe ainda acrescentou:
  Esse álbum é mais obscuro - muito mais obscuro, eu diria. A música é mais sombria e violenta. [...] Este é o tema - é sobre a morte. E também sobre a imortalidade da alma. Esse é o tema principal para nós. Desde que começamos a tocar e lançar álbuns, nós sempre falamos sobre a mesma coisa: a alma. [x]
  O vocalista do Lamb of God, Randy Blythe participou em 'Adoration for None'. A primeira turnê norte-americana do Gojira como headliner foi anunciada no dia 17 de março de 2009, contando com The Chariot e Car Bomb. Depois acompanharam o Metallica em sua turnê de 14 de setembro à 18 de outubro. 
  No começo de Novembro de 2010,  banda entrou em um estúdio em Los Angeles, Califórnia com o produtor Logan Mader para a gravação de um EP contendo quatro músicas, todos os lucros iriam para a organização não-governamental Sea Shepherd, porém devido à um problema técnico com o computador onde estavam as músicas, somente uma foi lançada "Of Blood and Salt" que tem a participação de Devin Townsend e Fredrik Thordendal (do Meshuggah). As outras músicas contarão com Randy Blythe (Lamb of God), Anders Fridén (In Flames), Jonas Renkse (Katatonia) e Max Cavalera (ex-Sepultura, Soulfly, Cavalera Conspiracy). Em uma entrevista recente, Mario Duplantier disse:
  Está nos nossos hard drives. [...] As músicas estão aqui e nós temos que trabalhá-las e fazê-las perfeitas antes que sejam lançadas. [x]
  Após quatro anos de inúmeras turnês e participações em festivais europeus, a banda lançou um novo EP intitulado End of Life, contendo 2 músicas nunca antes lançadas 'End of Time' e 'Bleeding', e em junho de 2012, foi lançado o segundo dvd ao vivo, The Flesh Alive
   Neste mesmo ano, o Gojira assinou com a gravadora Roadrunner Records, lançando seu quinto álbum de estúdio L'Enfant Sauvage (variante francês para 'A Criança Selvagem'). Contando com uma maior exposição e já com a reputação de sempre estarem na estrada, a banda embarcou em diversas turnês e festivais pelo mundo, mais notoriamente a primeira performance no Brasil no festival Monsters of Rock, que ocorreu em São Paulo, dia 19 de outubro de 2013. 
   No começo de 2014 (11/03/14) foi lançado o terceiro dvd ao vivo (acompanhado de um photo book) da banda, entitulado Les Enfants Sauvages, e atualmente, em recentes entrevistas, a banda afirmou que já está compondo o álbum novo e pretendem lançá-lo neste ano ou no próximo.

Fontes: Site Oficial, Metal Archive, AllMusic, Wikipedia, Metalstorm.

Um comentário:

  1. Gojira é simplesmente a melhor banda do Universo! amo demais <3

    ResponderExcluir

Copyright © 2013-2017 Gojira Brasil